quinta-feira, janeiro 18, 2007

QUANDO A MODA PEGA...


Chá Verde ou Chá Preto?
MITO OU REALIDADE?

In: My e-mail
By:Paullus Castro

Moda é uma desgraça, e o povão vai sendo feito de trouxa...
Que atire a primeira pedra aquele que nunca precisou emagrecer... perder aquela barriguinha de chopp... esvaziar os pneuzinhos... perder as bóias naturais... etc... etc... etc...
Em nossa ânsia por medidas rápidas de emagrecimento, procuramos "fazer de tudo" pra emagrecer: de dietas radicais à infeliz lipoaspiração.
A verdade é que poucas pessoas procuram praticar exercícios regularmente e trocar aquele BigMac gostoso, por um prato de arroz com feijão tão comum no dia a dia do brasileiro.
Há até quem faça cara feia... (blergh)... Eu decidi aderir à dieta saudável e à prática de exercícios, passei a comer arroz integral, muita salada e carne grelhada.
Durante a minha pesquisa por alimentos saudáveis eu ouvi falar de um treco miraculoso chamado chá verde. Rapaz, pelo que eu li a respeito do chá verde ele só não ressuscita defunto, mas de resto é melhor até que o tal do suco de noni (aquilo é uma piada né, gente).
Abaixo eu listo algumas das propriedades medicinais do chá verde.
1. Rico em flavonóides, ajuda no combate aos radicais livres.
2. Ajuda a diminuir as taxas de colesterol.
3. Ativa o sistema imunológico.
4. Ajuda a prevenir alguns tipo de câncer (por ser rico em bioflavonóides e catequinas), artrose, aterosclerose e outras doenças degenerativas.
5. Contém manganês, potássio, ácido fólico e as vitaminas C, K, B1 e B2.
6. Ajuda a prevenir as doenças cardíacas e circulatórios por conter tanino.
7. Ajuda a prevenir cáries.
8. Ação antiinflamatória e antigripal.
9. Ajuda na regeneração da pele.
10. A planta é indicada para limpar e equilibrar peles oleosas.
11. Ajuda a proteger contra os efeitos nocivos do sol (saiu até na revista Veja, na edição 3 de março de 2004).
12. Ajuda a prevenir alterações no DNA das células.
13. Ajuda a prevenir o câncer digestivo.
14. Fortalece o coração.
15. É rico em magnésio (importante para os ossos).
16. Ajuda a dilatar os brônquios, melhorando a respiração em asmáticos.
17. Ajuda a melhorar a memória.
18. Ajuda a prevenir o mal de Alzheimer.
Como podem ver o chá verde é praticamente um bombril dos chás, tem mil e uma utilidades... mas a principal propriedade que eu não listei e deixei para falar por último, por ser a mais interessante, e talvez seja até a que o tornou moda, é: chá verde é termogênico!!!
O que isso quer dizer?!
Bem, quer dizer que chá verde eleva / inicia um processo de termogênese no organismo, aumentando o metabolismo fazendo com que o organismo aumente o consumo de energia, o que pode ajudar no processo de emagrecimento!
Outra boa notícia é que ele é eficaz no tratamento de celulite e gordura localizada (não sei como utilizar para esse fim, meninas... me perdoem).
Uau... quantas boas notícias, não é verdade?!
É isto que tem tornado o chá-verde a sensação, uma verdadeira febre... uma moda, basta procurar no google "chá verde" (com aspas mesmo) e a pesquisa te retorna 222.000 (duzentos e vinte e dois mil) resultados!!!
Maravilha, não é verdade?
Bem... realmente seria uma maravilha se não fosse um pequeno porém, o mundo é capitalista, meus amigos, quando a procura aumenta... os preços sobem.
Uma caixinha com 10 sachês de chá verde custa em média R$ 6,50... sim, exatos (e exorbitantes) seis reais e cinqüenta centavos... levando-se em consideração que você beberia diariamente 1 único sachê por dia (que a meu ver nem traria tantos benefícios assim...) você gastaria nada mais nada menos que R$ 19,50 (dezenove reais e cinquenta centavos) por mês... tudo bem, pense que eu sou pobre por regular esse dinheiro... me acuse... mas antes de fazer isto leia mais abaixo.
Pegue uma caixinha de chá verde e leia qual o nome científico da planta que o produz (Camellia Sinensis) e depois pegue uma caixinha de chá preto, que custa em média R$ 2,50 (dois reais e cinqüenta centavos) e veja qual o nome científico da planta utilizada... Captou, meu querido hermanauta?
Os dois chás são a mesma coisa, um que já era vendido a milhões de anos e outro que agora virou moda... a diferença do preço está aí e nas cores.
Segundo a revista Men's Health (não lembro se a edição de novembro ou de dezembro) o chá preto nada mais é do que o chá verde torrado, processo que ainda assim conserva todas as propriedades medicinais originais, que o tornam um alimento funcional.
Além do mais, as caixinhas de chá preto que eu pesquisei o preço vinham com 15 sachês (50% por cento a mais do que a caixinha assaltante de chá verde)... faça os cálculos e pense qual você vai comprar.
Quem quiser é só dar uma pesquisada mais a fundo nas referências que eu coloco mais abaixo, eu as utilizei somente para extrair os benefícios do chá verde, tem coisa que eu nem sabia até escrever este post... rs...
Se interessou pelo assunto?
Alguns links pra você se orientar melhor...

Sem comentários: