sábado, dezembro 02, 2006

LETREIRO MENTIROSO...

"RESILIÊNCIA" - SABE O QUE ISSO É?

Levanta-te e... sacode a poeira!

A capacidade de superar as adversidades da vida e até tirar proveito delas não é um dom, mas uma qualidade de quem tem resiliência
Por: Pamela Cristina Leme

É possível que você nunca tenha ouvido falar em resiliência, afinal a palavra é mesmo desconhecida - e seu conceito, ainda pouco estudado pela medicina.
No entanto, todo mundo sabe muito bem o que ela quer dizer.
Basta pensar em como algumas pessoas conseguem reunir forças para dar a chamada volta por cima nas adversidades da vida, enquanto outras demoram mais tempo ou simplesmente nunca encontram a superação dos problemas e ficam presas nas malhas da infelicidade e da angústia.
A forma como cada um lida com situações como a morte de uma pessoa querida, a separação dos pais, a traição de um parceiro, um assalto, um seqüestro, um abuso sexual, uma perseguição racial ou até mesmo a vida durante uma guerra ou diante de ameaças terroristas - para citar dois exemplos bastante atuais, é só lembrar das conseqüências dos conflitos entre Israel e Líbano para a população local, ou ainda na guerrilha urbana perpetuada pelo PCC em São Paulo - é o que determina o quanto cada pessoa é resiliente.
A qualidade de seguir em frente e sair fortalecido de uma crise tem feito com que a medicina se interrogue sobre por que alguns são mais resistentes que outros; um terço da população mundial tem traços de resiliência.
De um lado, a biologia defende que cada ser humano é dotado de um potencial genético que o faz mais resiliente que os demais.
Já a psicologia aposta na análise do histórico de vida (as relações familiares, o ambiente em que se cresceu e as situações enfrentadas por cada um, particularmente na infância).
E tem ainda a sociologia, que busca explicação na cultura, nos rituais e nas tradições em que o indivíduo se insere, além da teologia, que acredita na necessidade do sofrimento como evolução espiritual.
Mas o termo vem mesmo é da física.
"Um exemplo bastante freqüente é o das fibras de náilon de um tapete, que se recuperam mesmo depois de serem pisadas ou amassadas", aponta a psiquiatra Alexandrina Meleiro, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).
Segundo a médica, especialistas em comportamento defendem que a resiliência não é inata e, nos últimos 20 anos, eles têm procurado demonstrar como a capacidade de sobreviver em meio a sucessivos problemas pode ser desenvolvida em qualquer época da vida.
"Mas é importante lembrar que a resiliência não tem nada a ver com invulnerabilidade.
Todos nós somos suscetíveis a alguma coisa", ressalta.
O que se espera, portanto, não é perder a sensibilidade quanto às adversidades, mas buscar apoio para, como é dito no popular, fazer do limão uma limonada.
Manual da superação
· Ao aceitar a ajuda e o suporte de pessoas que se interessam por você, a resiliência se fortalece.
A ajuda pode ser de psi­cólogo ou médico, por meio de terapia;
· Você não pode evitar que eventos muito estres­santes aconteçam, mas você pode mudar ­a forma de interpretá-los e de responder a esses eventos;
· Aceitar circunstâncias que não podem ser mudadas pode ajudá-lo a concentrar-se sobre as que você poderá alterar;
· Pergunte a si mesmo: "Existe alguma coisa que eu possa realizar para me ajudar no movimento para meus propósitos?" Pode ser: fazer ginástica; marcar aula particular para minha filha; falar com meu chefe;
· Aja em lugar de se afastar comple­ta­mente dos problemas, querendo que eles desapareçam;
· As pessoas podem aprender algo sobre si mesmas como resultado de suas lutas com perdas. Isso pode ajudá-las a lidar melhor com outras cir­cuns­tâncias negativas;
· Desenvolver confiança em sua habi­lidade para resolver problemas e valorizar seus instintos irá ajudá-lo a construir a resiliência;
· Evite exagerar os acontecimentos fora das devidas proporções.
Experimente ver "o grande quadro" por trás e encontre o tamanho mais acer­tado do evento.
· Procure ver as coisas mais próximas do que você quer, em lugar de se preocupar com seus medos e receios;
· Manter os cuidados com você mesmo irá ajudá-lo na autopreservação. Ocupe sua mente e seu corpo, preparando-os para lidar com situações que requeiram resiliência.
Fonte: "Criando Filhos Vitoriosos - Quando e como Promover a Resiliência" (Editora Atheneu), de Haim Grunspun
Enfrentar a realidade, diversos valores pessoais, culturais e familiares contribuem para tornar uma pessoa mais forte.
A confiança em si mesmo, a facilidade para buscar ajuda em momentos de necessidade, a sabedoria para ouvir opiniões diversas e discernir entre aquilo que vale ou não ser aproveitado, a curiosidade para conhecer outras histórias de superação, a desenvoltura para verbalizar os próprios sentimentos, a preservação de tradições e rituais de âmbito familiar, o apoio na religião, a boa interação social e familiar, ter filhos e até mesmo a luz solar, a prática de esportes e o não-uso de drogas são alguns dos fatores que contribuem para tornar alguém mais resiliente.
Essas características, associadas a uma criação na infância que tenha perpetuado a autonomia, ajudam - e muito - na hora de lidar com os baixos da vida.A psicóloga e professora da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (FURG) Maria Ângela Mattar Yunes sinaliza a importância de não adjetivar a resiliência.
Para ela, se admitirmos que há pessoas resilientes, ou "mais resilientes", de alguma maneira estaremos sugerindo que há também pessoas não-resilientes ou "pouco resilientes".
"Será que isso é pertinente?", ela questiona.
"Sou adepta de uma visão de resiliência como fenômeno humano que se refere a sistemas e processos de adaptação das pessoas em situações de crises.
Não me refiro à adaptação no sentido conformista, mas adaptação no sentido de movimento, de busca de bem-estar e de melhor qualidade de vida.
Quem de nós não vive dificuldades e crises?
Quem de nós não procura solucionar os problemas da melhor maneira possível (na ótica de cada pessoa)?", sugere.O psiquiatra Geraldo Massaro, também membro do Hospital das Clínicas e autor do livro "Insegurança - Uma Pedra no Caminho da Felicidade" (Editora Gente), salienta que um traço comum nas pessoas resilientes é a tolerância a mudanças.
"Eles dão tempo ao tempo e entendem que os imprevistos fazem parte do cotidiano e, por isso, não perdem o controle diante da primeira dificuldade", afirma.
De acordo com o médico, pessoas resilientes conseguem planejar melhor o futuro e têm muita capacidade para se adaptar a situações inesperadas. Fatalismo e vitimização passam longe da vida delas. Por outro lado, os que sofrem da falta de resilência são impacientes, ficam angustiados antes mesmo da chegada da crise e se fecham a novas experiências.Com atributos como esses, o termo resilência acabou ganhando mais fama graças ao mundo corporativo - especialmente a partir da década de 90.
Qual empresa não espera nos funcionários a habilidade para se adaptar aos novos (e sempre incertos) rumos do mercado? Nos Estados Unidos, a resiliência é considerada a terceira característica mais importante que um líder deve ter. Alexandrina conta que a postura rígida daqueles que não apresentam traços dessa qualidade pode gerar conseqüências tanto sociais, como emocionais e físicas.
Em casos extremos, quem não supera os problemas pode perder o emprego, acabar com um casamento, se distanciar amigos,além de desenvolver quadros de ansiedade, depressão, pânico, alcoolismo e toxicomania, o que prejudica a imunidade do corpo e leva a doenças como a úlcera e o câncer.
Resiliência em doze passos
Acaba de chegar às livrarias de todo país o livro "Mulher Vulnerável - Doze Qualidades para Desenvolver a Resiliência" (Editora Melhoramentos), da psicóloga americana Beth Miller.
No título, uma espécie guia feminino para o autodesenvolvimento, ela explica como "a resiliência está para a alma assim como um bom colchão está para o corpo; ela dá suporte e nos ajuda a resistir à depressão".
Segundo a autora, a capacidade de recuperação de uma crise tem doze qualidades que se inter-relacionam como raios de uma roda e funcionam como ferramentas preventivas.
Cada uma dessas qualidades pode ser usada em momentos de dificuldade, mas é fundamental que elas sejam exercitadas em momentos de equilíbrio, para que a flexibilidade seja desenvolvida e fortalecida.
E é isso que Miller explica ao narrar a história de diferentes mulheres que, literalmente, se superaram.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

O SABER DE EXPERIÊNCIA FEITO...

O galo mariconço


O fazendeiro resolve trocar o seu velho galo por outro que desse conta das inúmeras galinhas.
Percebendo que perderia as funções, o velho galo foi conversar com o seu substituto:
- Olha, sei que já estou velho e é por isso que meu dono o trouxe aqui, mas será que você poderia deixar pelo menos duas galinhas para mim?
- Que é isso,velhote?! Vou ficar com todas.
- Mas só duas... Ainda insistiu o galo.
-Não. Já disse! São todas minhas!
- Então vamos fazer o seguinte, propõe o velho galo, apostamos uma corrida em volta do galinheiro. Se eu ganhar, fico com, pelo menos, duas galinhas. Se eu perder, são todas suas.
O galo jovem mede o velho, de cima a baixo, e pensa que certamente, ele não será capaz de vencê-lo:
- Tudo bem velhote, eu aceito.
- Já que, realmente, minhas chances são poucas, deixe-me ficar vinte passos à frente, pediu o galo.
O mais jovem pensou por uns instantes e aceitou as condições do galo velho.
Iniciada a corrida, o galo jovem dispara para alcançar o outro galo.
O galo velho faz um esforço danado para manter a vantagem mas, rápidamente, está sendo alcançado pelo mais jovem.
No momento em que o mais velho ia ser alcançado pelo mais novo, o fazendeiro pega a sua espingarda e atira sem piedade no galo mais jovem.
Guardando a arma, comenta para a mulher:
- Não estoua perceber nada disto! Já é o quinto galo mariconço que compramos esta semana!
AOS MAIS NOVOS, UM CONSELHO:
NADA SUBSTITUI A EXPERIÊNCIA!!!"

"O SENHOR FELIZ E... O SENHOR CONTENTE"

HOJE (juntos) SÃO ADVERSÁRIOS.
AMANHÃ (serão?) SÓCIOS

quinta-feira, novembro 30, 2006

"AS CRIANÇAS SÃO O MELHOR DO MUNDO"

Este GRITO chegou,por e-mail, do meu querido amigo Jorge Pina Ribeiro.
Obrigada amigão!
Deus faça com que a tua esperança - e a de todos nós - nunca mais seja condicionada.
Está na tua mão; está na minha mão; está na mão de, cada um de nós, a possibilidade de que as Saras, deste mundo, nunca mais tenham um pai assassino e... uma sociedade distraída.
Você que está lendo, por favor, faça pelo menos, a vontade da Niza Soares da Costa.
Acredite que está a dar uma contribuíção para termos um mundo melhor.
E... É INTEIRAMENTE GRÁTIS.
Obg.

"O meu nome é Sara

Tenho 3 anos

Os meus olhos estão inchados

Não consigo ver.


Eu devo ser estúpida

Eu devo ser má,

O que mais poderia pôr o meu pai em tal estado?


Eu gostaria de ser melhor

Gostaria de ser menos feia

Então, talvez a minha mãe me viesse sempre dar miminhos.


Eu não posso falar

Eu não posso fazer asneiras,

Senão fico trancada todo o dia.


Quando eu acordo estou sozinha

A casa está escura

Os meus pais não estão em casa.


Quando a minha mãe chega,

Eu tento ser amável,

Senão eu talvez levaria

Uma chicotada à noite.



Não faças barulho!

Acabo de ouvir um carro

O meu pai chega do bar do Carlos.

Ouço-o dizer palavrões.



Ele chama-me.

Eu aperto-me contra o muro.

Tento-me esconder dos seus olhos demoníacos.

Tenho tanto medo agora

Começo a chorar.

Ele encontra-me a chorar



Ele atira-me com palavras más,

Ele diz que a culpa é minha, que ele sofra no trabalho.

Ele esbofeteia-me e bate-me,

E berra comigo ainda mais,

Eu liberto-me finalmente e corro até à porta.

Ele já a trancou.


Eu enrolo-me toda em bola

Ele agarra em mim e lança-me contra o muro.

Eu caio no chão com os meus ossos quase partidos,


E o meu dia continua com horríveis palavras...

"Eu lamento muito!", eu grito

Mas já é tarde de mais

O seu rosto tornou-se num ódio inimaginável.


O mal e as feridas mais e mais

"Meu Deus por favor, tenha piedade!

Faz com que isto acabe por favor!"



E finalmente ele pára, e vai para a porta,

Enquanto eu fico deitada,

Imóvel no chão.


O meu nome é "Sara"

Tenho 3 anos,

Esta noite o meu pai matou-me. "


Existem milhões de crianças que assim como a "Sara" são mortos.
E tu podes ajudá-los.
Fico desiludido até ao mais profundo de mim se tu leres isto e se não o fizeres passar, eu rezo por ti, porque tu deves ser uma pessoa sem coração por não seres afectada(o) por este e-mail.
E se porque tu ficas-te sensibilizada(o), faz qualquer coisa!!
Tudo o que eu te peço, é de enviar isto e de reconheceres que estas coisas acontecem, e que pessoas como o pai da "Sara" vivem na nossa sociedade.
Faz passar este poema porque mesmo se isto parece doido pode talvez mudar indirectamente as nossas vidas.
Ei,nunca se sabe.
Por favor faz passar isto se fores contra o abuso das crianças.
*Atentamente:*
*Nisa Soares da Costa*

APRESENTAMOS A... MULHER CANHÃO

COMO É DIFÍCIL A LINGUA PORTUGUESA...


Novíssimo dicionário da asneira

Testículo: Texto pequeno.
Abismado: Sujeito que caiu de um abismo.
Pressupor: Colocar preço em alguma coisa.
Missão: Culto religioso com mais de três horas de duração.
Padrão: Padre muito alto.
Estouro: Boi que sofreu operação de mudança de sexo.
Democracia: Sistema de governo do inferno.
Barracão: Proíbe a entrada de caninos.
Homossexual: Sabão em pó para lavar as partes íntimas.
Ministério: Aparelho de som de dimensções muito reduzidas.
Edifício: Antónimo de "é fácil".
Detergente: Acto de prender seres humanos.
Armarinho: Vento proveniente do mar.
Eficiência: Estudo das propriedades da letra F.
Conversão: "Papo" prolongado.
Barganhar: Receber um bar de herança.
Fluxograma: Direcção em que cresce o capim.
Halogênio: Forma de cumprimentar pessoas muito inteligentes.
Expedidor: Mendigo que mudou de classe social.
Luz solar: Sapato que emite luz por baixo.
Cleptomaníaco: Mania por Eric Clapton.
Tripulante: Especialista em salto triplo.
Contribuir: Ir para algum lugar com vários índios.
Aspirado: Carta de baralho completamente maluca.
Cerveja: O sonho de toda revista.
Regime Militar: Rotina de dieta e exercícios feitos pelo exército.
Bimestre: Mestre em duas artes marciais.
Caçador: Indivíduo que procura sentir dor.
Suburbano: Habitante dos túneis do metrô.
Volátil: Avisar ao tio que você vai lá.
Determine: Prender a namorada de Mickey Mouse.
Pornográfico: O mesmo que colocar no desenho.
Coordenada: Que não tem cor.
Presidiário: Aquele que é preso diariamente.
Ratificar: Tornar-se um rato.
Violentamente: Viu com lentidão.

quarta-feira, novembro 29, 2006

ANÚNCIO ESCLARECEDOR...

PÍLULA DO DIA SEGUINTE (EMERGÊNCIA)

OS SETE MOTIVOS PARA NÃO ABUSAR

Há diversas razões pelas quais os médicos não aconselham a contracepção de emergência como método contraceptivo regular.

1º - Eficácia – é menos eficaz!
A contracepção de emergência tem uma eficácia média de aproximadamente de 85%, enquanto a pílula (contraceptivos orais combinados) tem uma eficácia de 99% e outros métodos contraceptivos (minipílula, implante, DIUs, anel vaginal, adesivo) têm também eficácias entre 97-99%.
2º Tem elevada dosagem hormonal
A pílula de emergência consiste numa toma única de 1500 mcg de levonorgestrel e tem de voltar a ser tomada em cada relação sexual não protegida.
As pílulas contendo o mesmo progestativo têm uma dose diária de 150 ou 100 mcg de levonorgestrel, ou seja 10 a 15 vezes menor!
3º É menos fisiológica.
A toma da pílula de emergência provoca um pico hormonal muito elevado no sangue (cerca de 9 vezes superior ao de uma pílula com 100 mcg de levonorgestrel).
A pílula “normal” e outros métodos hormonais provocam concentrações muito mais baixas e estáveis, mais parecidas com as do ciclo hormonal natural.
4º Provoca alterações do ciclo menstrual
A pílula de emergência, apesar de ser bem tolerada, provoca frequentemente alterações do ciclo menstrual com atrasos ou antecipações do período menstrual e eventual ocorrência de hemorragias intercalares (intermenstruais).
Se fôr tomada mais do que uma vez no mesmo ciclo estas alterações são ainda mais imprevisíveis.
Com a pílula “normal” consegue-se um bom controlo do ciclo.
5º Tem efeitos secundários desagradáveis.
Os efeitos secundários mais frequentes são, para além das alterações do ciclo menstrual, náuseas, dores abdominais baixas, fadiga, sensibilidade mamária.
A toma repetida agrava estas queixas.
6º Não apresenta os benefícios não contraceptivos dos contraceptivos orais combinados.
A pílula “normal” melhora a acne e seborreia, diminui as dores menstruais, diminui a quantidade do fluxo menstrual e protege do cancro do ovário e do útero.
As pílulas só com progestativos (como a pílula de emergência) podem agravar a acne, provocar aumento de peso e mais irregularidades menstruais.
Não protegem do cancro do ovário e do útero.
7º Não protege das doenças sexualmente transmissíveis.
A contracepção de emergência não protege da SIDA e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Só o preservativo o garante! Por tudo isto, a pílula de emergência só deve ser mesmo ser usada em situações de emergência...

Dr. Fernando
Cirurgião Especialista em Ginecologia e Obstetrícia
In: Sapo Portugal Online

terça-feira, novembro 28, 2006

SERÁ QUE JÁ FAZ FRIO?....

AUTO CONHECIMENTO E... SABER VIVER


As vinte regras de Guerdjef

Leia as ideias humanistas que o pensador russo Guerdjef revelou no início do século passado.

"Uma boa vida tem como base o sentido do que queremos para nós, em cada momento e, daquilo que, realmente, vale como principal"
Guerdjef traçou 20 regras de vida que foram colocadas em destaque no Instituto Francês de Ansiedade e Stress, em Paris.
Dizem, os peritos na área do Comportamento, que quem já consegue assimilar 10 delas, com certeza, aprendeu a viver com qualidade interna.
As regras...
1 - Faça pausas de dez minutos a cada duas horas de trabalho, no máximo.
Repita essas pausas na vida diária e pense em si, analisando as suas atitudes.
2 - Aprenda a dizer não sem se sentir culpado ou achar que magoou.
Querer agradar a todos é um desgaste enorme.
3 - Planeie o seu dia, sim, mas deixe sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de si.
4 - Concentre-se numa coisa de cada vez.
Por mais ágeis que sejam os seus quadros mentais, você se canse em demasia.
5 - Esqueça, de uma vez por todas, que é imprescindível.
No trabalho, em casa, no grupo habitual.
Por mais que isso lhe desagrade, tudo anda sem a sua actuação, a não ser, você mesmo...
6 - Abra mão de ser o responsável pelo prazer de todos.
Não é você a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimónias...
7 - Peça ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.
8 - Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine os imaginários, porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes.
9 - Tente descobrir o prazer de factos quotidianos como dormir, comer e tomar banho, sem também achar que é o máximo a se conseguir na vida.
10 - Evite envolver-se na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão.
Espere um pouco e depois retome o diálogo, a acção.
11 - Família não é a sua pessoa.
Está junto a si, compõe o seu mundo, mas não é a sua própria identidade.
12 - Entenda que princípios e convicções fechadas podem ser um grande peso,a trave do movimento e da busca.
13 - É preciso ter sempre alguém em que se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de cem quilómetros.
Não adianta estar mais longe.
14 - Saiba a hora certa de sair de cena, de retirar-se do palco, de deixar a roda.
Nunca perca o sentido da importância subtil de uma saída discreta.
15 - Não queira saber se falaram mal de si e nem se atormente com esse lixo mental; escute o que falaram bem, com reserva analítica, sem qualquer convencimento.
16 - Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois, é óptimo... para quem quer ficar esgotado e perder o melhor.
17 - A rigidez é boa na pedra não no homem. A ele cabe firmeza, o que é muito diferente.
18 - Uma hora de intenso prazer substitui com folga 3 horas de sono perdido.
O prazer recompõe mais que o sono.
Logo, não perca uma oportunidade de divertir-se.
19 - Não abandone as suas três grandes e inabaláveis amigas: a intuição, a inocência e a fé.
20 - Entenda de uma vez por todas, definitiva e conclusivamente:
Você é o que fizer.

segunda-feira, novembro 27, 2006

"O BICHO VAI PEGAR, SIM..."

FRESQUINHAS... CHEGADAS DA "BANDA DI LÁ"

ESPOSA
Enviado por
João G. S. Netto

Uma revista masculina inglesa promoveu um concurso para premiar a melhor definição de "esposa".
Olhe o texto ganhador, simplesmente... um primor:
"Esposa é aquela pessoa amiga e companheira, que está sempre ali, ao seu lado, para ajudá-lo a resolver os grandes problemas que você não teria se fosse solteiro".
Sensacional?


MÃE TAMBÉM SE ENGANA...

1º "Pare de jogar bola e vá estudar para você ter um futuro!" - Mãe do Ronaldinho
2º "Como que o leite está com gosto ruim?" - Mãe de Pasteur
3º "Pare de gritar o dia todo." - Mãe de Luciano Pavarotti
4º "Deixa de brincar com estas maquininhas ou nunca deixará de ser pobre. - Mãe de Bill Gates
5º "É a última vez que rabiscas o teto do banheiro". - Mãe de Miguel Angelo
6º "Como que oito quartos de hora é relativo? Se você chega tarde à escola eles vão lhe marcar falta". - Mãe de Einstein
7º "Pare de batucar na mesa. Já estou cansada desses ruídos". - Mãe de Samuel Morse
8º "Fica quieto de uma vez! Daqui a pouco vais querer dançar na parede" - Mãe de Fred Astaire
9º "Nada de igualdades. Eu sou tua mãe e tu és meu filho" - Mãe de Karl Marx
10º "Estou falando contigo. Não me respondas com gestos. Os ratos comeram tua língua?" - Mãe de Charles Chaplin
11º "E tu pensas que trabalhando como operário vais chegar a algum lugar?" - Mãe de Luiz Inácio Lula da Silva.


domingo, novembro 26, 2006

COMEÇE DE FACA E GARFO E... ACABE À COLHERADA

Rancho à Moda de Viseu

Ingredientes:
(Para 10 pessoas)

Meia galinha ;
500 g de carne de vaca de cozer (aba carregada) ;
500 g de entrecosto ;
1 chouriço de carne ;
200 g de toucinho entremeado ;
300 g de grão ;1 kg de batatas ;
4 cenouras ;
2 couves portuguesas ;
400 g de macarrão ou de macarronete ;
sal ;
cominhos ;
azeite (facultativo)

Confecção:
De véspera põe-se o grão de molho e, depois de escorrido, coze-se em água abundante temperada com sal juntamente com a carne de vaca.
Quando o grão começar a ficar macio, juntam-se o toucinho, o chouriço, o entrecosto e a galinha, e deixam-se cozer.
Retiram-se todas as carnes e em seu lugar introduzem-se as batatas descascadas e cortadas em cubinhos, as cenouras em rodelas e a couve esfarrapada.
Alguns minutos depois de estes legumes começarem a cozer junta-se a massa.
Rectifica-se o tempero.Entretanto, cortam-se as carnes em bocados e volta-se a introduzi-las na panela.
O rancho deve ficar com bastante caldo, pelo que se deve juntar mais água sempre que for necessário.
Serve-se polvilhado com cominhos e há quem adicione também um pouco de azeite.

Note bem: Para enfrenatr esta "obra" necessita de ter, ao pé de si, quante lhe baste de um bom tinto do Dão (nem que o tenha de comprar) e... tempo para, depois, dormir uma soneca se, entretanto, três dos restantes nove comensais, não o desafiarem para uma suecada...

SERÁ QUE SÓ É VERDADE PARA OS "JAPAS"?


Quem manda SMS faz mais sexo do que quem usa internet

Estudantes que frequentemente usam seus celular para mandar SMS tem maiores chances de fazer sexo, descobriu a Associação Japonesa pela Educação Sexual.
Os estudantes foram dividos em dois grupos:
A-)grupo que mandava mais de 20 SMS por dia ;
B-)grupo que passava mais de 2h por dia na Internet mesmo fora do horário escolar.
São nítidas as diferenças!58% do grupo do SMS já fez sexo, contra 15% do grupo da Internet.
Desses, 21% do pessoal do SMS já havia feito sexo com pelo pelo menos 3 parceiros, contra 5% dos usuários de computador.
E quanto a quem já havia beijado ao menos um parceiro, o grupo da Internet ficou com 20%; enquanto o do SMS ficou com 80%.
Fonte: Mainachi