Vacina contra cancro do
útero à venda a partir de hoje
Cerca de duas mil doses da primeira vacina contra o cancro do colo do útero estão à venda a partir desta segunda-feira nas farmácias portuguesas.
A eficácia de «Gardasil» pode chegar aos 100% e pode ser adquirida por 480 euros.
Portugal junta-se assim ao grupo de 12 países que já comercializam a primeira vacina que previne este tipo de cancro e outras doenças provocadas pelo Papilomavírus Humano (HPV), nomeadamente os seus quatro tipos de vírus mais cancerígenos.
Comercializadas em Portugal pela Sanofi Pasteur MSD, as três doses necessárias devem ser administradas no espaço de seis meses.
A vacina quadrivalente deve ser administrada a crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre os nove e os 15 anos, e a mulheres dos 16 aos 26 anos.
O medicamento, que previne o carcinoma que mata uma mulher a cada dois minutos no mundo e uma por dia em Portugal, está sujeito a receita médica e ainda não é comparticipado pelo Serviço Nacional de Saúde.Portugal tem a mais alta incidência da Europa deste cancro, registando 900 novos casos por ano e mais de 300 casos mortais. Este vírus infecta principalmente as áreas genitais femininas e tem cerca de 180 tipos já identificados.
15-01-2007 7:33:30
Diário Digital
Sem comentários:
Enviar um comentário