quarta-feira, janeiro 10, 2007

HÁ MESMO GOSTOS... PARA TUDO

Restaurante de pénis
de animais é um sucesso


2006/11/26 10:42Rui Boavida para Lusa

Fica em Pequim.
Segundo a medicina tradicional chinesa, ingerir esta «parte do corpo» faz bem à saúde

Os chineses dizem que «comem tudo o que tenha pernas menos as mesas», mas o primeiro restaurante de Pequim especializado em pénis de animais, que a Agência Lusa visitou, leva o ditado a um nível desconhecido até pelos gastrónomos chineses.
O nome do restaurante, «Guo Li Zhuang» diz tudo. Traduzido, o nome quer dizer «Força Na Panela» e é isso mesmo que a casa promete. Força e saúde pela ingestão de pénis de animais que, segundo séculos de sabedoria da medicina tradicional chinesa, fazem bem a todo o corpo.
«O pénis tem nutrientes que tornam os rins mais fortes. E os rins fortes tornam o pénis forte porque, de acordo com a medicina tradicional chinesa, a maioria dos problemas do pénis humano, incluindo a impotência, têm origem nos rins», explica Li Jia Hua, gerente do restaurante que, tal como as empregadas e o recepcionista, se intitula nutricionista.
Numa casa restaurada nas margens do lago Leste de Pequim, toda a decoração do restaurante se esforça por passar um ar de tradição e saúde. A decoração é género «retiro campestre», com um pequeno lago com carpas ao lado das mesas antigas - «da dinastia Ming», diz Li.
A lista de pratos é extensa e atrai o gastrónomo de Pequim. O prato mais caro, ao preço de 3288 renminbi (323 euros) é o pénis de foca canadiana, que é preciso encomendar e importar com semanas de antecedência. Mas a cozinha prepara também iguarias mais «corriqueiras», como pénis de cão russo (38 reminbi ou 3,7 euros), de burro, de iaque, de carneiro, de cobra (tiras finas e compridas, iguais a rebentos de bambu), de boi e de cavalo.
«Para quem quer ter uma ideia de todas as especialidades, eu recomendaria o cozido», diz Li. Custa 1988 reminbi (195 euros) e trata-se de um sortido de seis tipos de pénis que vêm para a mesa crus e cortados, ou às fatias, ou salteados ou às tiras longitudinais, e que o cliente mergulha até cozer numa panela quente com caldo de galinha.
«O mais importante, para os nossos clientes, não é o sabor, isso vem em segundo. O mais importante são as propriedades nutricionais», reconhece o gerente, em resposta à pergunta se a carne é saborosa.
Segundo Li, o prato preferido que a clientela mais pede é o pénis de boi, que custa 268 reminbi (26,3 euros), que tem pelo menos um metro de comprimento depois de cozinhado e faz bem aos rins dos senhores e à pele das senhoras.
O primeiro «Guo Li Zhuang» foi fundado nos Estados Unidos, na cidade de Atlanta, na década de 1970 por um médico de medicina tradicional chinesa. Depois de duas décadas de reforma económica na China, os descendentes do fundador decidiram abrir um restaurante em Pequim em 2001, que desde então se tem revelado um sucesso.
Segundo o gerente do «Guo Li Zhuang», noventa por cento dos clientes são homens, e a maioria frequenta o restaurante para almoços ou jantares de trabalho, pagos com verbas de despesas de representação.

Sem comentários: