Já reparou que o Natal vem, por aí, em passo de corrida...?
Prepare-se, desde já, para o receber, este ano, de uma forma mais requintada e... sem ter de alterar o seu orçamento.
Aqui deixo uma dicas, mas, por favor, não se deixe enredar, totalmernte, pelas minhas sugestões. Use e abuse da sua criatividade e... deslunbre os seus familiares e amigos.
Mãos à obra e... no final tire uma fotos para mais tarde recordar....
A ENTRADA
Em grande parte das casas é já habitual encontrar a tradicional coroa de Natal pendurada na porta da entrada, como sinal de boas-vindas… Faça entrar o espírito de Natal, decorando a entrada de casa com todo o rigor.IdeiasMude completamente a decoração habitual. Coloque na mesa da entrada (ou mesmo no chão) um vistoso arranjo com os ornamentos a seu gosto. Ao lado, coloque dois castiçais com velas. Se desejar, poderá coordenar caixas decorativas, figuras de Natal (em madeira, em cera, em porcelana, etc), plantas pintadas de dourado e cobertas de neve em spray… Alguns raminhos com enfeites resultam em atractivos penduros de parede. No chão, um bonito cesto com pinhas e nozes pintadas, complementa os restantes materiais. Crie ainda um som agradável, com a ajuda de sinos musicais.
NA SALA
A Árvore de NatalImportante símbolo de Natal, a Árvore merece sempre um destaque especial em casa. Quer seja natural, quer seja artificial, não há limites para a decorar, graças ao extenso leque de escolha de materiais.O presépioA forma, o tamanho e a localização do presépio fica ao critério de cada família. Pode adquirir presépios já montados ou reunir os elementos separados. As tradicionais imagens em barro resultam muito bem em qualquer presépio, mas poderá ainda seleccionar entre outras opções apresentadas no mercado.Para a lareiraPode colocar na lareira: suportes de garrafas, castiçais, velas, caixas, botas, suportes para livros, cestos para a lenha, entre uma diversidade de belos artigos.A mesa de jantarPara a ceia…aproveite ao máximo a diversidade de materiais disponíveis e faça da sua mesa de Natal a mais convidativa das mesas.A toalha lisa ou com motivos de Natal, dá cor e personalidade aos restantes utensílios e à própria refeição.
Se prefere uma toalha lisa, mas com um toque pessoal, guarneça as bordas com fio de Natal pregado à mão com linha da mesma cor. Poderá ainda pendurar nas bordas sinos em miniatura, que trarão uma sonoridade agradável ao ambiente.Os guardanapos, no mesmo tecido da toalha ou contrastantes, realçam o conjunto total. Apresente-os dobrados sobre a mesa e coloque em cada um deles um pormenor de requinte: um pequeno anjo, um ramo de azevinho ou qualquer outro ornamento em miniatura.Se optar por enrolar os guardanapos, improvise argolas com fitas largas de tecido de Natal (vendidas a metro ou já cortadas). Amarre os guardanapos com um laço e junte-lhes um raminho de azevinho, por exemplo.
Os guardanapos mais práticos são, sem dúvida, os de papel. E se optar por eles, pode encontrar os mais belos guardanapos em papel com variados motivos de Natal. Apresente-os também dobrados ou enrolados, em argolas ou dentro do copos.Os pratos, os copos e os talheres, para além das suas funções específicas, são também um elemento decorativo na mesa. Seleccione-os de acordo com as suas preferências. Para marcar diferença, amarre os talheres de cada pessoa com corda dourada, por exemplo.
Não esqueça os pormenores…… enriqueça a sua mesa de Natal com os utensílios especialmente criados para a quadra festiva: taças, tabuleiros, travessas, pratos de servir, bases para copos, suportes de garrafas, suportes para guardanapos, paliteiros, cestos para o pão e uma infinidade de magníficos artigos. Remate com velas de mesa.Nas cadeiras amarre generosos laços de tecido vermelho, verde e dourado, cosendo nas pontas pequeno sinos.… Os arranjos decorativos simbolizam a união, pela combinação de formas, texturas, brilhos e cores. No centro da mesa, coloque um arranjo à base de ramagens secas, azevinho, pequenas pinhas, anjos dourados, velas e todos os outros ornamentos que desejar. Complemente com dois castiçais.
A COZINHA
Cubra a mesa com a toalha de Natal e na parede pendure o saco para o pão, os panos, as luvas de cozinha e o avental.Renove também a decoração das prateleiras com louças pintadas de desenhos natalícios: pratos, copos, canecas, etc.CestosDurante este período, substitua a fruteira por um cesto de Natal. Um ananás ao centro, rodeado de frutas frescas variadas, combinadas com nozes, castanhas e um raminho de ornamento.
Frascos e garrafas: Encha-os de pinhões, avelãs, frutas cristalizadas, entre outros produtos alimentares, e decore-os com fitas de Natal em tecido.Uma ideia original……como bolas de Natal cobertas de especiarias, causarão impacto a qualquer visita. Cole, por exemplo, flores de anis, malaguetas, paus de canela, folhas de salsa, folhas de louro (ou o que a imaginação lhe propuser) nas mais simples bolas de Natal. Guarneça com fios dourados e anjos e pendure-as no armário, na janela ou na porta.
AS JANELAS
As janelas constituem uma óptima base decorativa. Com cortinados, com estores ou a descoberto, permitem obter efeitos bastante interessantes, que enriquecem qualquer compartimento.
Se os seus cortinados são duplos, repuxe os de cima para os lados com embraces improvisados: adquira uma corda espessa e pinte-a de dourado, verde, vermelho, azul ou qualquer outra cor. Enfeite-a com estrelas, bolas, pinhas, anjos, miniaturas, etc (colados ou pendurados).
Pendure nos suportes dos cortinados anjos ou sinos, suspensos por fios.
Combine com as cores de base dos estores papel de seda ou de crepe. Faça dois leques e fixe no pé pequenos ornamentos como raminhos. Aplique-os nos dois extremos superiores do estore. Se preferir, elabore dois vistosos laços em fitas de Natal e decore-os a gosto.
Janela a descoberto: Fixe no cimo uma corda ou fio decorativo suportando uma coroa de Natal ou uma ramagem seca com enfeites: sinos, anjos, azevinho, etc.
As janelas pintadas permitem dar largas à imaginação. Faça moldes em cartolina (estrelas, árvores, pinheiros…) e, com uma embalagem de neve em spray, pulverize as bordas dos moldes em cima da janela. Se desejar obter um efeito idêntico, mas com tinta, use como base o papel de engenharia, por exemplo. Cole a folha à medida da janela e proceda do mesmo modo. No final parecerá um vidro fosco pintado.
A ILUMINAÇÃO
A iluminação constitui uma parte essencial da decoração. No Natal, as luzes cintilam suavemente, enchendo os ambientes de harmonia.Para além das séries de luzes que envolvem a árvore, a sua casa ganhará mais brilho candeeiros e quebra luzes originais,que pode decorar temporária ou definitivamente, e outros jogos de iluminações.CandeeirosSe tem um candeeiro velho de pé, aproveite para o restaurar com tinta dourada ou prateada (eventualmente em spray) e decorar com fitas, fios, azevinhos, etc.Uma taça transparente com velas flutuantes proporciona lucidez e tranquilidade. Encha a taça ou o recipiente em vidro com água e espalhe pequenas velas redondas (perfumadas ou não) à superfície. Acenda-as e deslumbre-se com o resultado.Ilumine ligeiramente um recanto mais escuro da casa, colocando um recipiente ou frasco em vidro e introduzindo no fundo um pouco de neve em algodão e uma série de lâmpadas de Natal.
terça-feira, outubro 31, 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário