quinta-feira, março 15, 2007

DESPORTIVAMENTE... FALANDO

"Carta" de Pinto da Costa
ao meu amigo Manuel Palhares



Meu caro afilhado e consócio Manel,
Chegou-me aos ouvidos que andas psicologicamente em baixo por causa do comportamento da rapaziada do futebol cá da casa.
Eu sei que gostarias que eu não lhes pagasse o salário e os prémios, ou pelo menos que os atrasasse, para não os irem logo gastar na firma em que conheci essa, essa... enfim,...a Carolina!
Mas não posso, porque em boa verdade eles não têm culpa do que aconteceu em Stanford Bridge, no jogo com o Chelsea.
Eu passo a explicar!
Depois daquele banho de bola que demos ao Chelsea até ao intervalo, que até o Zé Mourinho abandonou o banco e o Roman Abramovich saiu para a sala que estava cheia de garrafas de vodka - não viste na televisão? - eu pensei que o Zé se ia despedir e perdia portanto um balúrdio!
Ora eu não podia deixar que isso acontecesse ao Zeca porque, como sabes, eu não sou ingrato: afinal devemos-lhe uma TAÇA UEFA e uma CHAPIONS - que é coisa que Mais Nenhum Clube Português TEM, não é verdade?!
Assim sendo eu, no intervalo, falei com a rapaziada, de modo que facilitassem a vida ao Zé Mourinho e deixassem o Chelsea meter dois golitos!
Claro que a rapaziada portuguesa refilou imenso: "que nem pensar", "que não podia ser", "que havia de dizer de nós aquele senhor de Odivelas que mora na Serra da Arroja?!" e assim por diante.
Aí eu vi o respeito e a consideração que a rapaziada tem por ti e até ouvi alguns dizerem, entre dentes, que tu é que devias estar no meu lugar!!!
Estava a coisa assim por decidir quando o Helton e Pepe, em uníssono disseram logo: "Pódi dêchár Présidênti, nós rêsólvêmus!!!"
Eu sei que já desejaste a estes jogadores e a mim próprio, uma morte horrível, mas deixa lá que o Zé Mourinho, no fim do jogo, prometeu-me que quando tiver a minha idade virá treinar o nosso querido FÊCÊPÊ!!!
Sei, também, que andam por aí uns MOUROS a darem-te cabo da cabeça, nomeadamente:
- a Jaiminha Chamuceira Bundona de D'Arque - que espalha que andas doente e que deixaste crescer as barbas por promessa acerca da vitória do nosso Portinho neste campeonato;
- a Lagartixa Ladina do Entroncamento - que parece a Abelha Maia da Internet, pois trabalha que se farta, postando em tudo o que é site;
- o Passarão Vermelucho da Costa - que não me responde aos meus e-mails, nem nada e que anda verde de gozo, perante a antevisão do jogo com os miúdos de Alvalade e que deu para ir na conversa desse, desse...;
- Last but not Least, esse misto de Fittipaldi de Motoquatro, de Ayrton dos Papagaios de Papel e Schumacher de Trazer por Casa, que agora deu para, vejam bem, andar de emblema de Sporting ao peito!!! Ele diz que as minhas barbas devem chegar aos joelhos, mas que andam dois palmos acima deles, andam. Olha como ele reparou...!!!
Quando é que um Mouro Benfiquista, no seu perfeito juízo, anda com o emblema do Sporting ao peito e torce pelos lagartos??!!
E, meu caro Manel, penso que aqui fica a devida explicação para o que aconteceu em Inglaterra, embora saiba que não ficas nada convencido com ela.
Mais tarde ou mais cedo, tenho que o reconhecer, devo pôr o meu lugar a disposição!
Punhas isto na ordem num instante!
Confesso que estou a ficar mole.
Quanto aos Mouros e à Mouraria já sabes o que é de esperar deles.
Não é por acaso que a fronteira sul do nosso querido País fica em Rio Maior, como bem sabes!!!
Calorosas saudações Portistas e um grande abraço do teu Padrinho, que admira imenso o teu portismo e que gostava de os ter iguais aos teus,

Jorge Nuno

P.S.: Não te esqueças que me prometeste dizer o que havia de fazer para resolver o caso com a gaiata que tem o lagarto na saia!!! Devia seguir o teu exemplo quando vais vê-las...

In: My e-mail

Sem comentários: